Peixes

Vertebrados

● AGNATOS: 
São da classe Agnatha (a = sem, gnathos = mandíbulas), são considerados vertebrados mais primitivos , comparando-os com os Chondrictes (peixes cartilaginosos)e os Osteictes (peixes ósseos). Os exemplos dessa classe são as lampreias e as feiticeiras, duas características importantes deles são o coração muscular com um átrio e um ventrículo e a circulação do sangue de forma simples. 

Possuem o corpo alongado,são destituídos de mandíbula e apresentam boca circular,são ectoparasitas ,possuem tubo digestivo completo ,com válvula espiral ,esqueleto cartilaginoso e são marinhos e dulcícolas e fazem respiração branquial,sistema cardiovascular fechado, a notocorda dura por toda a vida dos agnatos. 


REPRODUÇÃO: 
A fecundação é externa,são dióicos e o desenvolvimento é indireto.Nas lampreias,as fêmeas colocam os ovos no fundo dos rios,e após a desova as lampreias morrem e os machos fecundam o ovo. Após os ovos eclodirem, as larvas ficam até 5 anos na água doce, esperando o momento da metamorfose para irem para o mar. As feiticeiras, são hermafroditas.

Resultado de imagem para lampreia e feiticeira


● Peixes: 
São vertebrados , são aquáticos , corpo coberto por escamas , com esqueleto ósseo (Osteictes) ou cartilaginoso(Chondrictes), ectotérmicos,com respiração branquial, circulação fechada e simples,com coração dividido em duas cavidades e possuem mandíbula, possuem sistema digestório completo, com digestão extracelular . 

➔ CONDRICTES: 
Suas principais características são: seu esqueleto é cartilaginoso, escamas placoides (dermo-epidérmicas) ,boca ventral , arco mandibular não fundido ao crânio ,com válvula espiral no intestino , com cloaca ,fendas branquiais , sem opérculo , excreção atráves de rins mesonefros (amônia e ureia) , são dioicos , com fecundação interna , são Ovíparos ou Vivíparos , os exemplos são tubarões, cações, raias e quimeras.

Os condrictes não tem uma vesícula gasosa e controlam seu equilíbrio e sua profundidade mantendo-se em movimento, seu fígado que é rico em óleos,tem densidade menor a da água e ajuda para a manutenção do equilíbrio hidrostático e da flutuação.

Reprodução é sexuada, machos possuem cláspers (nadadeiras ventrais) que as introduzem o esperma nas fêmeas, fecundação interna e desenvolvimento direto, possuem uma estrutura equivalente à placenta.

➔ OSTEICTIES : Possuem esqueleto ósseo ,as escamas são cicloides de origem dérmica, arco na mandíbula fundido ao crânio, com ânus, possuem bexiga natatória ,com função hidrostática, fendas branquiais,protegidas por opérculo, excreção por rins mesonefros(amônia ), dioicos , com fecundação externa, na maioria ovíparos ,com algumas espécies vivíparas, com desenvolvimento indireto com larvas que são alevinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios do livro

Cnidários