Cnidários
São metazoários, diploblásticos,com organização tecidual, de simetria radial,protostômios e que se caracterizam por terem células ,conhecidas como cnidoblastos ou cnidócitos.Vivem em ambientes aquáticos , predominantemente marinhos e poucos de água de doce , sésseis ou móveis,podem viver isolados ou formar colônias sésseis(corais) ou flutuantes(caravelas). Os principais exemplos são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.Possuem duas formas básicas : pólipo(são sésseis) e medusas(são natantes). a maior diferença evolutiva que esse filo possui é a cavidade digestória e o sistema nervoso.A revestimento externo do corpo está constituída pela epiderme que é originada pelo ectoderma e o revestimento interno pela gastroderme que é originada pelo endoderma, entre essas elas tem uma massa gelatinosa desprovida de células que as separa ,a mesogleia. As medusas são livre-nadantes, como as águas-vivas. Possuem um corpo gelatinoso em formato de sino, com tentáculos em sua margem e na boca.Elas se movimentam por um jato,contraindo o corpo e expulsando a água.
Os pólipos na maioria das vezes são sésseis, isto é, fixos a um substrato. Apresentam formato cilíndrico e possuem a boca rodeada de tentáculos . Eles podem viver em colônias ou isolados.
Os cnidários possuem um tipo específico de célula que se concentra em seus tentáculos e ao redor da boca, o cnidócito que os ajudam na defesa deles contra predadores e também da captura de presa. Ao ser tocado o cnidócito,ele irá lançar o nematocisto, estrutura penetrante que possui um filamento com espinhos e um líquido urticante. Esse líquido provoca queimaduras no homem e podem paralisar os pequenos animais capturados por seus tentáculos.
● Digestão: é incompleta, não possuem ânus. Possuem digestão intra e extracelular(cavidade gastrovascular).
● Respiração : por difusão(cutânea )
● Não possuem circulação
● Sistema nervoso: possuem ,porém é simples
Reprodução:
1. ASSEXUADA: por brotamento ou regeneração.Por brotamento:na superfície do corpo existem brotos que ao se desenvolverem, desprendem-se ou não do
organismo que o originou . Esse tipo de reprodução é comum ocorrer em hidras. 2. SEXUADA:Existem espécies monoicas e dioicas.A fecundação pode ser externa ou interna , pode ocorrer por metâgenese, sendo ambas as gerações diploides e os gametas formados por meiose,desenvolvimento direto ou indireto (com fase larval-plânula).
O macho libera seus espermatozóides na água, os quais fecundam o óvulo feminino, presente na superfície corporal.O mais comum é os gametas se encontrarem na água, que irá acontecer a fecundação externa. O zigoto se desenvolve mas não irá existir a plânula.
Se apresentar alternância de gerações,eles possuem uma fase de pólipo, em que tem reprodução assexuada e outra fase de medusa, com reprodução sexuada.
CLASSES:
Hidrozoários
● marinhos ou dulcícolas, isolados ou coloniais ,predominantemente as formas pólipo sobre as de medusas.
● Exemplo:Hidra,Caravela e Obelia.
Cifozoários
● Exclusivamente marinhos , predominantemente a forma medusoide
sobre polipoide
● Exemplo: Aurelia
Antozoários
● Marinhos exclusivamente polipoides, isolados ou coloniais.
● Exemplo:Anêmonas e Corais.
Comentários
Postar um comentário